domingo, 19 de julho de 2015

Que o nosso universo é gigantesco, isso não temos duvidas. Tudo nele é muito grande, que as medidas usadas para medir as coisas relativamente pequenas, por exemplo o sistema solar, com elaborar para a maioria das pessoas, essas medidas absurdas não estão somente na distância, elas aparecem também no tamanho.

DA TERRA AO SOL

estrelaNossa planeta é enorme, medindo o diâmetro de 12 quilômetros na linha do Equador. Mas se compararmos com o sol o nosso planeta será apenas um pedregulho  perdido no espaço.
O sol tem uma massa de 300 mil vezes maior do que nosso planeta, e seu diâmetro é de 1 milhão e 300 mil vezes maior. Podemos representar mais ou menos assim:
estrela1Para nós o sol parece gigantesco, mas quando olhamos para outras estrelas por perto, vemos que caloroso astro do sistema solar é apenas um pequenino cavaleiro da távola universal.
estrela2As estrelas são classificadas por diversas maneiras, por sua luminosidade, calor emitido até a massa. Olha, no último quesito o nosso sol não chega nem perto do pódio. A estrela mãe é chamada de “Estrela- Anã”.                                          Existem estrelas com dez, vinte, cem vezes a massa de sol por aí.
Saiba que quanto mais massa uma estrela tem, mas rápido ela tende a morrer. E isso devido a queima de hélio a as pressões internas. Aquelas estrelas que possuem muitas vezes a massa do sol tende a durar apenas alguns milhões de anos. E no final elas explodem em supernovas, e assim criando novos planetas e novas estrelas bem menores.          Esse tipo de estrela é bem raro no nosso universo, com o passar do tempo, a média do tamanho das estrelas vem diminuindo.
Mesmo assim ainda temos alguns gigantes que povoam o céu. E um dos maiores que temos conhecimento é a UY Scuti, com 30 vezes a massa do sol. Perceba que existe sim estrelas com a massa bem maior, como a R136a1, que tem 265 vezes a massa do sol, porém ela não é muito grande, ela tem apenas 30 vezes o tamanho da estrela do nosso sistema.
A UY Scuti é uma super gigante vermelha na constelação de Scutum, ela contém um volume de aproximadamente  5 bilhões que o sol! O Raio dessa estrela tem aproximadamente mais de 21 milhões e duzentos mil quilômetros! Comparamos mais ou menos assim:
estrela3Caso trocássemos o sol de lugar com a UY , uma boa parte dos planetas que existem sumiriam, pois essa estrela se estenderia atá Júpiter! Mesmo ela tendo uma massa 30 vezes maior que o sol, porque essa estrela é tão grande?     Quando uma estrela começa a fundir HÉLIO no lugar de HIDROGÊNIO, a temperatura interna sobe, gerando uma expansão da crosta. E isso aumenta seu tamanho em várias vezes, e assim transformando uma estrela comum em uma estrela gigante.                                                                                                                                                                                     Esse processo acontece alguns milhões de anos antes da estrela morrer.
O mesmo processo deverá acontecer com o sol, nos próximos bilhões de anos, assim acontecendo um espetáculo vermelho, que poderá até engolir a terra. Por isso a vida na terra poderá ter uma validade.

Comentários